sábado, 26 de julho de 2008

PIAGET VYGOTSKY WALLON

Por ser idéias e personalidades distintas fica fácil uma simples comparação mas difícil uma equilibração, portanto respeitando as necessidades da época de cada um coloco abaixo conceitos fundamentais, “construções” e finalizo com a interação superficial claro mas interacionista.

Wallon

(MOTOR, COGNITIVO, COGNITIVO)
IMPULSIVO EMOCIONAL ( 0 a 1)
SENSÓRIO MOTOR E PROJETIVO (1 a 3)
PERSONALISMO ( 3 a 6)
CATEGORIAL (6 a 11)
PUBERDADE E ADOLESCENCIA ( 11 em diante)
ESTÁGIO IMPULSIVO EMOCIONAL
ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR E PROJETIVO
ESTÁGIO DO PERSONALISMO
ESTÁGIO CATEGORIAL
ESTÁGIO DA PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA

VYGOTSKY

A MEDIAÇÃO SIMBOLICA
USO DE SIGNOS
OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO
PENSAMENTO E LINGUAGEM
O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
O DISCURSO INTERIOR E A FALA EGOCÊNTRICA
O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO
O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
PAPEL DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A EVOLUÇÃO DA ESCRITA NA CRIANÇA

PIAGET

HEREDITARIEDADE
ADAPTAÇÃO
ESQUEMA
EQUILIBRIO
SENSÓRIO-MOTOR ( 0 A 24meses)
PERIODO PRÉ-OPERACIONAL
PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS
PERIODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS

* * * * *
Ambos interacionistas podemos intercalar sobrepor mas com verbetes pois todos são diferentes, de um lado Piaget com sua teoria do desenvolvimento com a pergunta como o homem constrói o conhecimento do outro Vygotsky com sua obra que partindo também da cognição que não se apropria mas internaliza o simbolismo, ou seja nas entrelinhas de tudo o que aprendemos com o meio agente se desenvolve muito mais e com a mediação simbólica a organização é natural, é interessante notar que Vygotsky nunca usou o termo cognição, Piaget sim e causa até mitos de que ele desconsiderava aspectos sociais o que é um erro e ele deixa claro.
“ O homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade, e por isso sua individualidade não pode ser da mesma qualidade nesses dois diferentes níveis.
Em Vygotsky percebemos o universal homem que se desenvolve com o trabalho e a cultura, em ambos percebemos a preocupação com a criança.
Wallon parece se apropriar do que não conhece a cognição para ele é muito mais do que fanatismo ela não pode ser reducionista ao ponto de generalizar tudo em espírito e matéria, sabiamente ele acertou e dialogando por todos os saberes até lembra muito Piaget, seu método também busca o mesmo e o diferente como no método clínico de Piaget .
No estagio impulsivo emocional primeira fase podemos perceber paralelismo no que diz a exploração do próprio corpo embora este impulso venha a frente Piaget em nenhum momento disse solução de mal estar no estagio sensório-motor mas sim assimilação, acomodação e repetição.
No estágio do personalismo de Wallon fica evidente que enquanto Piaget esta pedindo para a criança criar movimentos no pré-operatório ele fala no personalismo da assimilação do outro, não quero colocar os dois no ringue são óticas diferentes mas percebemos que o mais claro nem sempre é o melhor é preciso ser completo e nasce ai a psicogênese da pessoa completa.





Piaget é o ponto de partida mas não pela sua epistemologia genética, mas pela sua clareza e no final dessa partida é o inicio onde tudo há pré-estrutura e desta forma podemos entender o quanto Vygotsky foi importante para a nossa interação com o meio estrutural.

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